12 de dezembro de 2008

Internet via Energia Elétrica

energia elétrica2

Essa semana, vi em um site da UOL uma notícia a respeito de uma nova tecnologia: internet transmitida por meio de redes de energia elétrica (denominada PLC - Power Line Communications). Achei que não fosse possível, pelo menos em nosso país, mas é. Tanto que ela já foi implantada aqui mesmo no Brasil para testes. E o mais interessante é que ela já vai estar disponível em alguns lugares a partir do ano próximo.

energia elétricaA nova tecnologia possui várias vantagens em relação à ADSL, porém existem desvantagens. Os pontos positivos principais são: o custo, já que a infra-estrutura necessária já existe (a rede elétrica) e a velocidade de transmissão, tanto de ida (upload) quanto de vinda (download), que pode chegar a 200mps, contra os 60mps já existentes em São Paulo.

A grande dificuldade existente contra a implantação dessa via de comunicação é principalmente a falta de um padrão para fazê-la. Mas já existe uma data fixa para que o m esmo seja criado. Outro problema é a interferência causada por alguns aparelhos, entretanto, segundo alguns especialistas, poderá ser minimizado. Ou seja, é um meio de levar Internet para todo o país de maneira barata, permitindo assim o avanço da inclusão digital.

Espero que esse “projeto” saia do papel. O Brasil é capaz de fazê-lo. Basta que os investimentos necessários existam e que a iniciativa privada apóie a idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que estão achando da nova "cara" do blog?

Sobre você