Ao “pé-da-letra”, Inclusão Digital é basicamente o acesso de qualquer pessoa à tecnologia. No entanto, esse fenômeno mundial não ocorre de forma correta em nosso país. Pessoas têm acesso a um meio sem instruções de como usá-lo e nem mesmo tira proveito dele.
Para que haja a Inclusão Digital, é necessário haver antes disso a Alfabetização Digital, ou seja, o usuário deve saber usar o computador para poder aproveitá-lo de maneira correta. E é nesse ponto que o Brasil não está conseguindo chegar. Pra que serve o Google e a Wikipédia se o cidadão não sabe usar? Para muitos, a Internet se resume a Orkut e MSN, sem saber que ela é muito mais que isso.
Usar a rede de computadores para pesquisas escolares e como meio de disseminação de notícias são ótimas formas de usá-la, assim como para compras, aulas, entretenimento, etc. Defendo esse tipo de uso, porque só assim há benefícios para quem usa.
“Incluir digitalmente é um primeiro passo para a apropriação das tecnologias pelas populações socialmente excluídas com a finalidade de romper a reprodução da miséria. O compartilhamento do software e demais produtos da inteligência coletiva é decisivo para a democratização dos benefícios tecnológicos e precisa ser incentivado”. (Souza Santos)
Seu ponto de vista é diferente do meu? Comente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário