30 de julho de 2009

O futebol lá de fora

Recentemente, o mundo todo ficou surpreso com as contatações de Kaká e Cristiano Ronaldo pelo Real Madri. Entretanto, o que muitos não sabem é que esse clube está entre os mais endividados do mundo, juntamente com o Manchester UTD , os outros três grandes da Inglaterra e os mais tradicionais da Espanha. Esses clubes divulgam lucros imensos, mas têm dívidas maiores ainda:

kaka-real-madri

Cristiano_Ronaldo_real-madrid

Lista da World Soccer (representado em libras. Uma libra vale hoje aproximadamente 3,1 reais):

1. Manchester United - 699 milhões (a família Glazer, dos EUA, comprou o clube com um empréstimo de 556 milhões. Os bens do Man.Utd., como o estádio de Old Trafford passaram então a serem usados como garantia deste empréstimo)

2. Real Madri - 494 milhões (estudos da Universidade de Barcelona também falam em 568 milhões)

3. Atlético de Madri - 449 milhões (estudos da Universidade de Barcelona também falam em 510 milhões. Este clube parece em péssimos lençóis)

4. Valência - 441 milhões (250 milhões somente para uma instituição, o Bancaja. Esta parece competir com o Atlético como a pior dívida, aquela que não tem a menor condição de ser paga)

5. Arsenal - 416 milhões (200 milhões foram usados para a construção do Emirates Stadium, 133 milhões para a construção de apartamentos na área do velho estádio de Highbury  - que, logicamente, serão vendidos. Ou seja: esta é uma dívida “boa”)

6. Barcelona - 384 milhões (estudos da Universidade de Barcelona também falam em 438 milhões)

7. Chelsea - 339 milhões (a dívida já foi de 701 milhões e o que resta foi emprestado “amigavelmente” pelo proprietário do clube, Roman Abramovic. Ou seja: os juros não devem destruir a instituição)

8. Roma - 330 milhões (a família Sensi, proprietária do clube, vem sendo pressionada pelo banco UniCredit e está louca para ”passar” o Roma a algum novo dono.

9. Liverpool - 313 milhões (os novos proprietários, dos EUA, pegaram empréstimo para comprar o clube e, em seguida, repassaram o débito à instituição)

10. La Corunha - 257 milhões (estudos da Universidade de Barcelona também falam em 292 milhões).

Money

O Real Madri afirma que as contratações recentes serão pagas com vendas de camisas e ingressos, mas isso não deverá pagar nem perto desse valor. Outros dizem que isso é lavagem de dinheiro; só o tempo dirá a verdade…

Fonte: SporTV - Expresso da Bola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que estão achando da nova "cara" do blog?

Sobre você