Hoje em dia, está cada vez mais fácil criar um site. Pode ser gratuito ou pago, tendo o pago algumas vantagens. Os que são de graça oferecem um bom espaço para armazenar o site. Os principais desses não-pagos são: HPG, V10, GooglePages. Vou falar aqui só desses por enquanto.
Para criar as páginas, você precisa de um programa editor de HTML (mais fácil e comum) ou o "construtor de site" que alguns desses oferecem. Caso você conheça a linguagem HTML, basta o bloco de notas para criar (clique aqui para ver um tutorial sobre HTML). O Frontpage da Microsoft, o Dreamweaver da Macromedia são dois dos principais editores, porém existem outros mais simples. Veja aqui alguns.
Depois de criar as páginas, basta criar a conta e hospedar os arquivos do site (as páginas, imagens, e outros componentes do site) no servidor que você escolher.
O HPG oferece 50Mb de espaço e o cadastro é fácil, basta criar um e-mail no IG, que é grátis também. Ele tem seu próprio "construtor de site" que é fácil de usar. Esse é o método mais fácil entre os três.
No V10, a hospedagem é um pouco mais complicada, pois ele não possui o construtor e o modo para enviar os arquivos é por FTP, que é um método mais complexo e necessita de programa específico pra isso.
O GooglePages também é bom, pois tem o criador incluído e espaço suficiente, como é característico do Google. Para usá-lo basta ter uma conta Google ( se você tiver Orkut ou Gmail, por exemplo, você pode entrar usando o mesmo login e senha).
Uma outra maneira é criar um blog, como esse, que normalmente é grátis e possui bastantes ferramentas. Os mais conhecidos são o Blogger e o WordPress. Recomendo o Blogger, que basta ter a conta Google para criar, além de ser em português.
Para deixar claro: hospedagem é guardar um site em algum servidor. Esse site terá então um endereço para que seja acessado. Se a hospedagem for no HPG, por exemplo, o endereço é nomedosite.hpg.ig.com.br. No V10 é nomedosite.v10.com.br e no GooglePages, nomedosite.googlepages.com.
Caso haja dúvidas, deixe um comentário...
Nenhum comentário:
Postar um comentário